terça-feira, 7 de julho de 2015

Conselhos para programadores de primeira viagem

Veteranos no desenvolvimento de software compartilham lições que aprenderam ao longo dos anos com os novos programadores. O resultado está nos sete pontos listados abaixo:

1. Saiba mais sobre sistemas subjacentes
Uma grande parte do desenvolvimento de software é sobre o conhecimento de linguagens de programação. Mas os desenvolvedores também precisam saber sobre o que está acontecendo nas camadas abaixo da pilha de linhas de códigos.

Muitas linguagens abstraem o que se vê no nível do sistema. Mas quando surge um obstáculo, é preciso habilidade para ser capaz de depurar um processo e ver como um pedaço de código está interagindo com o resto do sistema.

2. Conheça as linhas de comando
Embora o desenvolvedor trabalhe grande parte do tempo com um editor de código, saber atuar na linha de comando pode ocasionalmente tornar sua vida mais fácil.

3. O debugger é seu amigo
Grande parte do seu tempo como um codificador envolverá rastrear bugs. Portanto, é importante que o profissional aprenda a usar o debugger.
Tire um ou dois dias extras para configurá-lo. Sempre que não chegar ao resultado esperado, não tenha medo de usar essa ferramenta. É uma medida que vai lhe poupar dias de frustração, e melhor, e fazer você aprender coisas novas.

4. Aprenda a fazer testes
Quem deseja aprender a programar precisa deve compreender como escrever bons testes e lembrar-se de fazer isso no início dos processos.

5. Busque conhecimento sobre novos sistemas
A tecnologia muda rapidamente. Isso se aplica também para sistemas, linguagens de programação e plataformas usadas por desenvolvedores para realizarem seu trabalho. É importante que novos programadores estejam preparados para estar sempre um passo a frente quando se depararem com uma evolução tecnológica.

6. Trabalho em equipe
o contato com outras pessoas é fundamental. Segundo profissionais da área, essa é uma dica valiosa para a carreira. “Grandes projetos significam o movimento e encaixe de diversos lotes de peças que devem trabalhar bem em conjunto”, afirma Ben Miller, o CTO da Sinclair Digital Ventures.

7. Não tenha preguiça de codificar 
Aprofundar-se na arte da codificação é uma possibilidade evoluir conhecimento e crescer na carreira. Aprimore suas habilidades para encontrar caminhos mais simples de resolver o problema e fazer seus códigos mais resistentes e diminuir a necessidade de manutenção. Arregace as mangas e codifique o tanto quanto for possível!


Fonte: http://computerworld.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário