quarta-feira, 20 de junho de 2012

Como descartar corretamente seu lixo eletrônico – CDs, DVDs, pilhas, baterias, computadores


O termo lixo eletrônico, ou e-lixo, abarca uma grande variedade de resíduos. É considerado lixo eletrônico todo equipamento que possua circuitos eletrônicos ou precise deles para funcionar e que não está sendo mais utilizado. Exemplos:




• computadores, desktops, notebooks, netbooks
 impressoras, teclados, mouses, caixas de som
 placas de rede, pentes de memória, HDs
 celulares, pagers, equipamentos de telefonia
 câmeras fotográficas, players de música
 televisores, refrigeradores
 brinquedos, calculadoras
 CDs, DVDs, disquetes




Estes são materiais que não devem ser descartados no lixo comum por conterem substâncias tóxicas como manganês, bário e chumbo que podem contaminar solo e água, por isso trazemos algumas dicas e boas notícias.

Centro de descarte e reuso da USP

Quem mora na grande São Paulo não tem mais desculpa para descartar o lixo eletrônico em qualquer lugar. O Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (Cedir) da USP aceita o lixo eletroeletrônico da população externa à Universidade. Basta ligar para 3091-6454, 3091-6455 ou 3091-6456 ou mandar um email para  consulta@usp.br e agendar a entrega.

E-lixo maps

Uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo com o Instituto Sergio Motta criou um mashup onde os moradores da capital paulista podem ver quais são os pontos de coleta de lixo eletrônico mais próximos de sua residência. E só inserir o CEP no site e-lixo maps e os locais de coleta cadastrados são apontados no Google Maps. Quem tiver um estabelecimento que recebe resíduos eletrônicos pode se cadastrar e ficar visível nas buscas.

Mais 10 lugares para descartar seu e-lixo

1) Centro Empresarial para Reciclagem (Cempre): localize endereços para reciclagem de eletroeletrônicos no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil. 

2) HP: a empresa incentiva o descarte de equipamentos antigos e obsoletos da marca através de seu Programa de Reciclagem.

3) Sony: para descartar pilhas e baterias usadas Sony, procure um de seus postos de serviço autorizado ou uma das lojas Sony Style.

4) Dell: a empresa oferece a opção de reciclagem aos donos de computadores da marca. Basta agendar, através do site da marca, a coleta do produto na sua residência. 

5) Philips: O Programa Ciclo Sustentável Philips disponibiliza postos de coleta para produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos da marca, destinando-s à reciclagem. 

6) Motorola: a empresa aceita celulares e acessórios de todas as marcas para encaminhar à reciclagem. Entre em contato através do e-mail recycling@motorola.com ou acesse o site da marca para localizar a assistência técnica autorizada mais próxima.

7) Nokia: a empresa garante que até 80% de um aparelho celular da marca pode ser reciclado. Conheça os pontos de coleta no site da marca.

8) Canon: descarte máquinas fotográficas, aparelhos de fax, impressoras e copiadoras nas assistências técnicas autorizadas.

9) Carrefour: as unidades do supermercado no Rio estão preparadas para receber baterias e pilhas. Quanto ao descarte de geladeiras, notebooks, celulares e outros eletroeletrônicos, a rede oferece um serviço em parceria com a empresa Descarte Certo, que recolhe o bem de consumo em domicílio e faz o descarte corretamente, separando as peças tóxicas das recicláveis.

10) ONG PC Vida: recolhe computadores e notebooks em domicílio, gratuitamente.

Fonte: Estadão e Veja Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário