quarta-feira, 4 de julho de 2012

Como diminuir as interrupções no trabalho

O excesso de interrupções pode se tornar um problema para a produtividade. Segundo estudos de ciência cognitiva, o ser humano demora em média 15 minutos para restabelecer a concentração após uma interrupção. Hoje, em um ambiente de trabalho em que as pessoas são interrompidas permanentemente por telefonemas, e-mails, comunicadores instantâneos e redes sociais, sem contar as reuniões, manter o foco no que é importante é difícil. E, consequentemente, muitos voltam para casa insatisfeitos ao fim de mais um dia de trabalho.

A saída é controlar melhor os contatos para manter a concentração, como reservar horários para lidar com o e-mails ou redes sociais. 

Não Atenda!
O toque do telefone faz o cérebro interromper qualquer raciocínio, e retomar leva tempo. Por isso, se você estiver concentrado em algo importante, simplesmente não atenda e retorne assim que possível.

Cópia inútil
Só envolva num e-mail quem realmente precisa dar opinião a respeito de um assunto. Com o chefe, você pode fazer o inverso: adicioná-lo em uma conversa, caso isso signifique interrompê-lo menos pessoalmente.

Fim de papo
O convívio social é importante, mas ficar de papo com o pessoal do escritório pode atrapalhar o departamento todo, e não só seu interlocutor. "Se for conversar sobre questões alheias ao trabalho, vá até o café", diz Susan Cain no livro O Poder dos Quietos. Outra dica: converse com as pessoas em pé, assim você tende a terminar o papo mais rapidamente.

(fonte: Você S/A)



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