segunda-feira, 18 de junho de 2012

Desempenho nota 10!


Arregace as mangas, estabeleça metas e tome medidas que o levem a atender às expectativas da equipe e, principalmente, do seu gestor direto. Assim, será mais fácil administrar sua carreira e, de quebra, receber elogios. Em artigo publicado no site de carreiras Glassdoor, o coach Todd Brockdorf, autor do livro ''Better than average: Excelling in a mediocre World'' dá dez sugestões para causar uma boa impressão.

Entenda as expectativas e tente superá-las
Faça perguntas para que não restem dúvidas sobre a tarefa que você tem em mãos e busque ir além do que o chefe pediu. "Saiba para quando o produto de seu trabalho é esperado e, assim, procure priorizar as tarefas. (..) entregue-o antes.'', aconselha Brockdorf. lembrando que isso deixa uma impressão positiva e duradoura.

Faça pequenos milagres acontecerem
''Torne-se conhecido como uma fonte confiável, que pode salvar um projeto", observa Brockdorf. Se você ultrapassa as metas e consegue solucionar problemas, certamente  irá se destacar e, quando as coisas ficarem difíceis, será lembrado como um líder em potencial.

Demonstre espírito de liderança
Liderança é sinônimo de assumir responsabilidades, seja por suas ações ou por sua inércia. E, o mais importante, por suas falhas. "Organize projetos, tenha iniciativa e sugira melhorias. Quando você assume a responsabilidade em sua área, isso faz a diferença para aquelas pessoas dentro da organização que tomam decisões sobre sua carreira'', diz o coach.

Network para todos os lados
Faça conexões com o máximo de pessoas possíveis. Caso precise de ajuda na empresa, poderá contar com uma rede de colegas dispostos, capazes e prontos a socorrê-lo. Certamente, você vai querer — e precisar — ativar sua rede de relacionamentos fora da empresa, mas não subestime a importância de manter laços fortes dentro da organização na qual trabalha.

Seja voluntário em projetos desafiadores
Brockdorf explica: "Se você está disposto a aceitar projetos que não são garantias de sucesso e consegue transformar essas oportunidades em vitórias, será reverenciado por seus pares e superiores." Um conselho importante: procure por tarefas onde possa desenvolver e mostrar seus pontos fortes, assim terá melhores chances de se sair bem.

Trabalhe onde você é necessário, e não onde acha que merece
Segundo  Brockdorf: ''Somos mais valorizados em projetos trabalhosos, mais complexos, trabalhando com pessoas desafiadoras, que demonstram ser uma grande promessa, e tentam melhorar processos ineficientes. Pense onde você pode fazer uma diferença significativa e corra para lá''.

Seja conhecido por alguma habilidade específica
Você pode ser o cara que sabe como acalmar um cliente, quem sempre consegue fechar um negócio importante. Ou, simplesmente, ser conhecido como aquele que coloca a máquina de xerox para funcionar.''Torne-se especialista em alguma coisa. Isso demonstra o seu valor para o escritório, para a empresa e para a equipe. A partir do momento que eles acham que é valioso, você deixa de ser apenas um número para a empresa", diz Brockdorf.

Seja presente
Quando seus colegas de trabalho pararem em sua estação de trabalho ou entrarem na sua sala, dê-lhes total atenção. As pessoas adoram contar com um bom ouvinte. Focar sua atenção nas pessoas que estão falando com você, certamente, vai causar boa impressão, diferenciando-o da maioria dos funcionários."Caso não seja um bom momento para uma conversa, seja sincero e educadamente peça para voltarem numa outra hora. Quando você dispensa atenção especial a seus seus colegas de trabalho, sua opinião, orientação e sabedoria serão mais valorizados", diz Brockdorf.

Transforme o tédio em tempo produtivo
Você tem que preencher de números uma planilha, precisa envelopar e enviar a correspondência de marketing direto? Faça o possível para transformar tarefas tediosas em uma oportunidade de aprendizado. Enquanto trabalha, aproveite para ouvir um podcast educativo ou ouça um audio-book referente à sua área. Alimente seu cérebro e transforme uma tarefa sem graça em algo produtivo.

Evite cometer erros
Caso não saiba a maneira correta de resolver uma situação ou cumprir uma tarefa, seja corajoso o suficiente para perguntar. ''Eu preferia que uma pessoa viesse tirar dúvidas comigo, do que ter que corrigir os erros depois'', conta Brockdorf. Erros acontecem, mas procure não ser conhecido na empresa como a pessoa responsável por eles.

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