sexta-feira, 5 de junho de 2015

Como criar uma cultura voltada a operações inteligentes

Operações Inteligentes são aquelas constantemente focadas em eficiência operacional e, ao mesmo tempo, excelência dos serviços prestados. Em geral, estão associadas a pilares como controle, automação, visibilidade, otimização, analytics e gestão, o que permite reduzir o conflito entre redução de custos e aumento de qualidade.

Veja alguns passos para tornar a operação cada vez mais inteligente:

Inspire as pessoas
Antes de motivar ou cobrar sua equipe, é fundamental que todos compartilhem a mesma visão.
Vale lembrar que inspiramos as pessoas muito mais pela atitude do que pelo discurso.

Faça as perguntas certas
 Defina o que será perguntado: com base nas análises relevantes, parta sempre dos principais ofensores, sejam eles de custos ou qualidade.
•  Trabalhe de forma incremental: identifique os principais ofensores e então faça o breakdown, mapeando causas e localizando as fontes.
•  Busque sempre embasar suas análises com dados reais.
•  Anote cada vez que tomar uma decisão importante baseada em “feeling”. Isto ajuda avaliar a maturidade e completude da medição.

Engaje sua equipe
Envolva a equipe desde o primeiro instante.
Realize discussões que considere importante e facilite a compreensão da estratégia para que todos a entendam. Permita que os gestores conheçam os dados e ofensores.
Sempre que instaurar um controle ou medição, garanta que atenda não só aos gestores, mas que ajude, principalmente, quem executa cada atividade. Isso potencializa o autogerenciamento da equipe e contribui para inspirar pessoas.

Controle o que é importante
Distribua o controle das atividades. Resista à tentação de controlar tudo!

Elabore uma estratégia baseada em ganhos incrementais
Muitos associam inovação a algo que possa ser interrompido, porém se esquecem de que trazer ganhos diários e rápidos à operação também é um processo de inovação, e em geral traz resultados mais consistentes e impactantes.

Fonte: http://computerworld.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário