terça-feira, 16 de junho de 2015

Hábitos diários que ajudam a escrever melhor

Escrever um bom texto exige dedicação e empenho até dos artistas mais brilhantes, pois é sempre algo desafiador até para os mais experientes no assunto. “O escritor é um homem que, mais do que qualquer outro, tem dificuldade para escrever”, disse o alemão Thomas Mann, vencedor do prêmio Nobel de literatura de 1929.

Pensando nisso, listamos algumas dicas que ajudará a melhorar sua redação:

Adote um livro de cabeceira
Para escrever bem, é preciso ler muito. Escolha um livro do seu interesse e não passe um dia sem abri-lo, nem que seja para ler poucas páginas.
Priorize as obras de ficção.

Além de trazer repertório gramatical e vocabular, a literatura apresenta analogias e metáforas, o que ajuda a escrever melhor sobre qualquer assunto.

Use qualquer pretexto para escrever:
Escreva e-mails, recados, bilhetes, lembretes, cartas e até poemas. Use todas as oportunidades possíveis para treinar a escrita.

Pense no leitor (e peça feedback):
Se você quer aperfeiçoar a sua redação, é importante investir alguns segundos para reler o que escreveu. Veja se a mensagem a ser transmitida está clara ou se falta alguma informação. É fundamental se imaginar no lugar do leitor ou até pedir comentários e críticas sobre o seu texto a colegas, familiares e amigos.

Desabilite o corretor ortográfico:
Não fique "refém" de corretores automáticos. Para ganhar confiança e independência, a dica é substituir a ferramenta por bons materiais de consulta, como um dicionário atualizado pelo novo acordo ortográfico e uma gramática confiável.

Investigue o que você (ainda) não sabe:
Quando estiver com dúvida quanto à escrita de alguma palavra, o uso de determinada expressão ou a construção de uma frase, essa é a hora de consultar os materiais de referência mencionados no item anterior.


Fonte: http://exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário