quarta-feira, 10 de junho de 2015

Nova memória à base de carbono pode revolucionar mercado de wearables

Uma nova tecnologia de baixo consumo e com alta velocidade de memória pode substituir no futuro os SSDs (do inglês Solid-State Drive, dispositivo para armazenamento volátil de dados), os hard drives e memória DRAM, além de proporcionar um novo nível de capacidade de armazenamento para dispositivos móveis e wearables.

Batizada de NRAM (RAM não volátil), a nova tecnologia da Nantero é baseada em nanotubos de carbonos. A memória é muito mais rápida que o armazenamento em flash em dispositivos móveis e SSDs.

Nanotubos de carbono são cilindros feitos de partes de átomos de carbono, com diâmetro de um a dois nanômetros. Os nanotubos são conhecidos por serem mais resistentes que o aço e melhores condutores de eletricidade do que os materiais usados em chips, fazendo da tecnologia uma candidata excelente para armazenamento de dados e memória.

O tamanho pequeno dos nanotubos de carbono permitirá ainda que os dados sejam armazenados em espaços menores e consumirão menos energia do que o armazenamento em flash e DRAM, indicando o potencial para baterias mais duradouras para laptops e dispositivos móveis.

A Nantero possui mais de 175 patentes na área de nanotubos de carbono e conta com parceria da HP, a fabricante de ferramentas ASML e companhias em semicondutores como a On Semiconductor na pesquisa e desenvolvimento da nova tecnologia.


Fonte: http://idgnow.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário