segunda-feira, 21 de maio de 2012

10 Dicas para Simplificar seu Dia de Trabalho

Comece cedo. Chegar cedo ao trabalho significa encontrar um ambiente mais calmo. Antes dos telefones tocarem e as reuniões começarem, você poderá dar conta de boa parte das suas tarefas em paz.

Limite as suas horas. Defina um limite de horas para serem dedicadas ao trabalho e cuide para que todas as suas tarefas essenciais sejam realizadas dentro desse limite. Se você sabe que tem apenas aquelas horas por dia para dar conta delas, irá priorizá-las e perderá menos tempo. De alguma forma ter um limite força-nos a ser mais eficazes.

Faça uma pequena lista. Faça uma longa lista de todas as tarefas que você precisa fazer e então, a partir dela,  uma pequena lista de 3 ou 4 itens que você realmente quer que fiquem prontos. Escolha-os de modo a ficar orgulhoso de si mesmo ao realizar apenas estes itens num único dia. E sempre que puder comece o dia com a tarefa mais importante.

Limite as distrações. Quais são as suas distrações mais comuns: e-mail, blogs, Twitter ou outra rede social? Defina tempo para eles, de preferência no final do dia. Agrupando-os todos em um período de tempo único, você não só realiza tarefas mais importantes em primeiro lugar, mas ainda tem seu tempo de distração garantido.

Limite as reuniões. Quanto menos, melhor. Alguns altos executivos do Google realizam a maioria de sua reuniões em apenas 5 minutos. Quem frequenta estas reuniões deve estar preparado, e claro ser conciso. Evitar reuniões encontrando uma forma alternativa de se comunicar, poderá salvar horas por semana.

Automatize. Quanto menos tarefas repetitivas e rotineiras você tiver que fazer, mais tempo terá para realizar o que é realmente importante. Então automatize sempre que possível.

Elimine a papelada. Excesso de papel pode significar um grande desperdício de tempo. Sempre que possível, elimine o papel em favor do digital, mesmo que seja um movimento de longo prazo.

Limpe sua mesa. Isto pode ser feito em poucos minutos. Limpe tudo o que está sobre a sua mesa e apenas coloque de volta alguns itens essenciais. Todo o resto deverá ser preenchido, entregue a pessoa apropriada, ser guardado na gaveta, ou na lixeira. Se puder reciclar melhor. Tome decisões rápidas quanto ao destino desses itens e, em seguida, volte ao trabalho.

Pratique um ritual foco.  Retorne à sua lista de trabalhos mais importantes e reveja o que precisa ser feito para seguir em frente.  Isto ajudará a trazer "de volta" aqueles que muitas vezes se perdem em função do grande número de tarefas a serem realizadas. Também é bom realizar algumas respirações profundas e agradáveis ​​para ajudar a concentrar-se novamente no presente.

Guarde um tempo para ser criativo. É bom ter um tempo para criar ou realizar algum trabalho importante de forma criativa. Nesse período, evite interrupções, reuniões e distrações. Utilizar este tempo para realizar algum trabalho especifico que goste pode ser uma ótima chance de fazê-lo de forma diferente e quem sabe melhor. Alegre-se na sua criatividade!


(fonte: Zen Habits)

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