quarta-feira, 9 de maio de 2012

BYOD é a sigla para “Bring Your Own Device”, já ouviu falar?


Bring Your Own Device, ou BYOD, é uma tendência no mercado de TI onde cada vez mais os profissionais trazem para o ambiente de trabalho os seus dispositivos móveis, como smartphones e laptops, utilizando-os para acessar recursos e informações da empresa como emails, servidores e bancos de dados.

Muitas vezes isto acontece de forma natural. Os profissionais acabam trazendo seus equipamentos por motivos pessoais, como checar seus e-mails, ter acesso ao calendário e contatos e naturalmente acabam utilizando-os de forma a contribuir com o seu trabalho.

Esta tendência, claro, tem seus prós e contras. O acesso a informações importantes acaba muitas vezes não sendo tão seguro quanto seria em um dispositivo sobre o qual a empresa tem o controle exclusivo. Aliás este é um dos maiores dilemas: acompanhar e controlar o acesso a redes corporativas e privadas. Mal gerenciada esta prática pode ter sérias conseqüências como violação de dados sigilosos, por exemplo. Se um funcionário utiliza um iPhone para acessar a rede da empresa e, em seguida, perde o telefone, os dados confidenciais podem ser recuperados por terceiros não confiáveis e aí tudo está perdido. Informações importantes nas mãos de pessoas erradas podem se tornar um problema sério, que o diga a Carolina Dieckmann.

Por outro lado, uma empresa que adota uma política BYOD reduz custos que antes eram direcionados para a aquisição de dispositivos. Além disso, oferecem aos profissionais a possibilidade de decidir sobre qual tecnologia desejam utilizar, e passam a ter controle exclusivo dos recursos.

A Elumini trabalha para que seus profissionais tenham liberdade para tomar suas próprias decisões nesse sentido, sem deixar de lado questões importantes como a segurança de informações da empresa e principalmente de nossos clientes. Por isso, se você tiver questões sobre o tema, leia a nossa política e contate a infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário