quarta-feira, 16 de maio de 2012

Produtividade 2.0: Como novas formas de trabalho estão mudando o jogo


Um novo conjunto de regras vem mudando a forma de trabalho pelo mundo. Estas idéias não são novas, mas ultimamente têm sido cada vez mais aceitas e adotadas, mudando o cenário das empresas nos  próximos anos. É claro que isto não vai funcionar para todo mundo. Cada empresa e cada profissional têm necessidades diferentes. Mas está claro que estas tendências estão surgindo e mudando a forma como encaramos a produtividade.

1. Reduza a velocidade, dê mais foco.

O novo profissional não é tão obcecado por velocidade. Ele se permite trabalhar em um ritmo menos acelerado, afasta-se de distrações e concentra-se em sua tarefa atual. Apaixona-se por ela, trabalha de maneira inovadora, criando esta nova espécie de produtividade onde a qualidade do que é produzido faz a diferença e principalmente onde há satisfação em concluir o trabalho.

2. Gaste menos tempo com encontros e planejamento, comece.

Esqueça todo o planejamento detalhado e realize. As reuniões demoradas acabam sendo um desperdício de tempo. Ao invés disso, descubra os requisitos mínimos para alcançar seus objetivos. Se não puder reunir todos eles, faça o que está a seu alcance e lance uma versão beta e continue a desenvolvê-la. Afinal, as coisas não precisam ser perfeitas no começo!

O Google por acaso esperou até ter um programa de email melhor que o Microsoft Outlook antes de lançar o Gmail? Claro que não. Lançaram para um pequeno grupo de pessoas e utilizaram seu feedback para melhorar o serviço, ampliando seu número de usuários. Mesma coisa com o Chrome. Não era melhor que o Firefox quando foi lançado em versão beta. Mas pode apostar que ele vai continuar a melhorar com todos os comentários que recebe.

3. Esqueça a papelada, faça bom proveito da tecnologia.

Não há necessidade de fotocópias, impressões ou qualquer uma das muitas outras tarefas de escritório que estão associados ao papel. Hoje quase tudo pode ser automatizado, por isso você pode utilizar a tecnologia para facilitar a sua vida. Aproveite isso no seu dia a dia.

4. A quantidade do que você produz não importa, a qualidade sim.

Mais não é necessariamente melhor. Foque na qualidade, na inovação, na criatividade. Um profissional de TI pode escrever uma tonelada de código, concluindo um sistema atrás do outro. Outro pode concentrar-se em um único sistema que seja realmente inovador, e apesar de ter produzido  menos código e ter gasto mais tempo num sistema unico, seu software pode revolucionar o mercado. Pode ainda ganhar prêmios e reconhecimento. Pode até ser a principal fonte de renda da empresa. Foque-se em produzir coisas que mudam o mundo, de forma duradoura.

5. Preocupe-se menos com hierarquia, trabalhe com liberdade.

Independência, liberdade e colaboração são palavras-chave. Novas formas de organização e colaboração estão sendo criadas o tempo todo. Mais e mais pessoas trabalham de forma independente, seja dentro de uma empresa, como freelancers ou consultores. Cada vez mais são capacitados para tomar decisões e a comunicação é mais eficiente. As pessoas com liberdade são geralmente mais felizes em seus empregos e mais apaixonados pelo trabalho que realizam.

Com mais liberdade, percebemos que o trabalho não é tudo. É muito mais importante ser feliz para realizar algo importante, ter a liberdade para ser criativo e inovador, ser apaixonado pelo que se faz, do que dar tudo de si por algo que você não se importa o suficiente. Como resultado, mais pessoas estão trabalhando de casa, têm horários de trabalho flexíveis, chegam mais cedo e saem mais cedo ou chegar tarde e saem mais tarde. Cada vez mais as pessoas fixam limites de tempo para o trabalho e percebem que com isso fazem melhor uso das horas dedicadas a ele.

(Fonte: Zen Habbits)


Nenhum comentário:

Postar um comentário