terça-feira, 29 de maio de 2012

3 Formas de Ser Mais Feliz no Trabalho Segundo Funcionários do Google

Este texto é baseado nas ideias de "Search Inside Yourself", bestseller do New York Times, de Chade-Meng Tan, do Google:


1.Aprenda a acalmar o seu interior

É importante desenvolver a capacidade de acalmar a mente para se enfrentar os desafios do fluxo de trabalho que vêm pela frente. Podemos fazer uma analogia simples: no oceano, a superfície é irregular, mas nas suas profundezas, ele é absolutamente calmo. Assim, se você for capaz de ir bem fundo, irá encontrar a paz dentro de você, desvendando um mundo onde pode agir intensamente e ser calmo ao mesmo tempo.
Adquirir este tipo de habilidade não é tão difícil quanto parece. Treinar sua atenção é a palavra-chave. Tente acalmar seus pensamentos e concentre-se no presente. Você pode atingir isso com uma breve sessão de meditação diária. Ou, em silêncio, focar-se em sua respiração de tempos em tempos ao longo do dia. Bastam três respirações de vez em quando e tudo já parecerá diferente.

2. Aumente a sua "elasticidade" emocional

Todos, sem exceção, estão aptos a cometer erros ou fracassar. Assim cobram-se demais e aí começam problemas como o stress por exemplo. Reconhecer o fracasso como uma experiência fisiológica pode ser muito bom: aperto no peito, frio na barriga, falta de energia. É comum sentir-se péssimo e isto está diretamente ligado às sensações em nosso corpo. Quando sentir-se assim volte para a técnica 1 e acalme a sua mente prestando atenção à sua respiração. Assim você acalma também o corpo e principalmente o nervo que regula reações fisiológicas de stress. Encare suas emoções como sensações fisiológicas. Elas podem ser agradáveis ​​ou desagradáveis​​, mas são simplesmente experiências. Permita gentilmente que elas venham e vão como quiserem. Se puder fazer isso, poderá também tornar-se mais resistente a situações difíceis.

3. Crie o hábito de desejar sucesso a todos

Nem sempre é possível ser bem sucedido quando é preciso convencer alguém a nos ajudar. Mas se você puder ajudá-los a ter sucesso de uma maneira que você também tenha, aí tudo fica bem mais fácil. Um hábito relacionado a isto e muito poderoso é desejar felicidade e sucesso a todos que você encontrar pelo caminho. Basta olhar para qualquer ser humano e pensar: "Eu desejo que esta pessoa seja feliz". Você pode começar com aquelas com as quais você já simpatiza, em seguida com as "neutras" e por último com aqueles que cortaram você de forma imprudente no trânsito. Assim cria-se uma espécie de "hábito mental" de modo que simplesmente ao ver alguém, seu primeiro pensamento será: "Eu desejo que esta pessoa seja feliz.". As pessoas que você conhece vão pegar isso inconscientemente. Muitos líderes agem desta forma e assim conseguem ser humildes e ambiciosos ao mesmo tempo. Parece estranho? Não se você pensar que sua ambição é para o bem maior, não para si mesmo. Este tipo de líder é muito eficaz em uma empresa onde se quer inspirar todos.

Fonte: http://www.inc.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário