segunda-feira, 2 de março de 2015

Passos importantes para a implementação de big data

Embora big data seja a grande atração do mercado de TI, implantar projetos com essa tecnologia em uma empresa não é tarefa simples, já que não se trata de um processo tradicional de armazenamento de dados.

Veja alguns passos importantes para a implantação de projetos de big data:

A qualidade dos dados – o processo vai gerar um modelo no final, você vai armazenar os dados, recuperar e projetar o que há por vir.

Ter os dados necessários – se tivéssemos, hipoteticamente, todas as informações sobre uma urna de sorteio da Mega Sena, o vapor que circula dentro dela, movimentos possíveis das bolas, peso preciso de cada uma delas, o tempo exato em que o vapor sopra dentro da urna, conseguiríamos prever as bolas sorteadas. Mas isso não é possível, pois não possuímos esses dados. Com os dados desestruturados e estruturados que sua empresa dispõe pode ocorrer o mesmo.

Infraestrutura para alto volume de processamento – muito se fala sobre o Hadoop, hoje em dia, mas, quantas empresas conhecemos que possuem 50 servidores disponíveis para, na próxima semana, implantar uma estrutura Hadoop e “rodar” altíssimo volume de dados?
Dificilmente haverá tais condições e estrutura ociosa e preparada para tal tarefa.

Profissionais adequados à oportunidade – são necessários diversos perfis de profissionais, que tenham expertise, tanto em técnicas e metodologias quanto em termos de negócios. Reconhecer e compreender as oportunidades de big data para melhorar o negócio e, depois, identificar a solução mais adequada para o problema.

Confidencialidade dos dados – dependendo do setor de atuação da empresa, a confidencialidade dos dados é um ponto inalterável. Nestes casos, a disponibilidade dos dados será reduzida e será preciso trabalhar com outras oportunidades de big data. Uma empresa de telecomunicações, por exemplo, não pode simplesmente utilizar os dados de tráfego ou de acesso dos seus clientes, vendê-los ou depois usá-los a fim de obter insights de negócios.

Momento de “go” e “no go” – saber quando executar a oportunidade de big data ou não é um ponto crítico. A hora em que se detectam várias oportunidades e entende-se bem o que é big data é essencial, refletir se a empresa atende a todos os “requisitos” anteriormente explicados.


Fonte: http://www.tirio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário