terça-feira, 5 de maio de 2015

Como acelerar a transformação digital em sua empresa

O mundo dos negócios digitais está se abrindo como um leque de oportunidades, mas também de desafios e mudanças. Empresas de todos os segmentos estão se preparando de várias maneiras para prosperarem neste novo mundo.

Veja algumas iniciativas que podem acelerar a transformação digital da sua empresa:

Participar da vida dos clientes através de móbile apps
Os smartphones atuais com tecnologias que permitem ao usuário acesso à Internet, redes sociais e sites de busca vêm produzindo grande impacto para os negócios.
Clientes com mais informação em tempo real, viralização, feedback instantâneo, entre outros. Ter um canal de comunicação direto com os clientes, 24×7, 365 dias por ano, é uma das maiores oportunidades que as tecnologias móveis oferecem.

Mas, para que os clientes aceitem instalar um app, por exemplo, é preciso dar algo de muito valor em troca. Resolver muito bem um problema do cliente com conteúdo atraente, conveniência, velocidade e simplicidade, tudo isto faz parte da experiência de usuário (UX). Isto exige imaginação, criatividade, experimentação e foco.

Estender o alcance do negócio através de APIs
As APIs que antes eram uma ferramenta técnica e tática para a integração entre sistemas, se transformaram em uma oportunidade estratégica, um canal para a ampliação do negócio, trazendo novas fontes de receita e possibilitando a inovação aberta.
Assim como o mobile estende o negócio em direção aos clientes, as APIs podem estendê-lo na direção de outras empresas que podem usar nossos serviços para explorar oportunidades que não estão diretamente ao nosso alcance.
Para serem exploradas de forma aberta, as APIs devem ser gerenciadas como produtos, com ciclo de vida definido, versionamento, estratégias de marketing, modelos de precificação e cobrança, etc. Afinal, outros negócios dependerão delas e uma relação profissional e de qualidade é fundamental.

Aumentar a intimidade com os clientes com big data e Internet das Coisas
As tecnologias digitais geram uma enorme quantidade de dados. Muitas vezes maior do que a capacidade do negócio em usar estes dados para alguma tomada de decisão.
Internet das Coisas, wearables e sensores conectados estão ampliando ainda mais a quantidade de dados que podem ser usados para determinar o contexto dos negócios, dos produtos e dos clientes.
As tecnologias associadas ao termo big data, que rodam na nuvem em alta estrutura de escala, estão abrindo uma nova fase na utilização de algoritmos de inteligência artificial, analytics e machine learning, na tomada de decisões.
Como estas tecnologias estão cada vez mais acessíveis, o desafio agora é como utilizar dados para ampliar os negócios, através de produtos e serviços mais personalizados, antecipando as necessidades dos clientes, melhorando a experiência do usuário, aumentando a eficiência.

Escalar o negócio com cloud
O outro lado da revolução digital é o impacto que novas tecnologias têm na viabilização de soluções para problemas que antes eram muito complexos ou tinham custos proibitivos. Por exemplo, criar um aplicativo para atender milhões de usuários era oportunidade apenas para empresas com grandes estruturas de TI. Hoje, com as tecnologias de nuvem, isto está ao alcance de qualquer startup. Para se ter uma ideia do impacto disto, o aplicativo Whatsapp, por exemplo, chegou a atender a dezenas de milhões de usuários ativos com uma equipe de apenas 6 engenheiros. Nada mal para uma startup “pequena”.

A pergunta que devemos fazer é o que podemos escalar imediatamente na nuvem.

Um dos principais aspectos da nuvem é possibilidade dá de automatizar processos de TI, possibilitando um aumento da produtividade dos profissionais da área. Mas, para aproveitar estas oportunidades, é necessário uma nova dinâmica de organização de equipe usando Engenharia Ágil e DevOps, e trazendo desenvolvedores e administradores de infraestrutura para a mesma equipe, para juntos criarem processos automatizados de gestão de TI.

Concluindo
Aproveitar as oportunidades nesta nova fronteira exige da TI moderna uma nova maneira de pensar e agir, novas competências e habilidades, novas maneiras de acompanhar as iniciativas de sucesso e aprender com os fracassos.

No mundo digital, com vários caminhos para seguir, melhor guia é integrar todas estas iniciativas em uma clara visão de futuro e ter agilidade para se adaptar às mudanças e incertezas do mundo em transformação.


Fonte: http://computerworld.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário