quinta-feira, 28 de maio de 2015

Truques de networking para tímidos

A palavra networking é temida pelos tímidos e, acredite, pelos extrovertidos também. A questão é que muitos veem o ato de fazer contatos como se houvesse relação com atos como distribuir sorrisos, falar amenidades e distribuir cartões. Não é o caso.

Fazer contatos não é uma ocasião social, em que os “populares” se sobressaem aos “quietinhos”. Trata-se de um investimento complexo, de longo prazo, que exige profundidade, seriedade e comprometimento para dar certo.

Outro detalhe coloca extrovertidos e introvertidos em pé de igualdade: os brasileiros, independentemente de sua personalidade, têm resistências culturais à prática do networking.


O que é difícil para os tímidos?

Ainda que o desafio exista para todos, também é verdade que os tímidos enfrentam um obstáculo adicional por conta de seu comportamento. No entanto, essa resistência inicial não está condenada a virar paralisia. Há inúmeros truques para driblá-la.

Veja algumas propostas de especialistas no assunto:

Seja seletivo
O tímido deve ser especialmente criterioso na hora de escolher os contatos em que vai investir para evitar desgastes desnecessários.

Recorra a intermediários
Se estabelecer o primeiro contato com um estranho é a sua maior dificuldade, uma boa dica é pedir a um conhecido que apresente você a ele.

Use (mas não abuse) de recursos digitais
A internet e as redes sociais alteraram significativamente a forma de fazer networking. As mídias digitais podem e devem ser usadas, principalmente para fazer contatos iniciais. Tudo com moderação. Encontros presenciais são necessários de vez em quando.

Chegue mais cedo a eventos
Seja um dos primeiros a aparecer no local do evento. Quando ainda há poucas pessoas no ambiente, fica mais fácil se aproximar e começar conversas com mais tranquilidade.

Vá preparado para as conversas
O segredo do networking não está em falar, mas em ouvir. Por isso, evite falar demais para conquistar o outro, basta fazer as perguntas certas.


Fonte: http://info.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário